Capacidade
Com uma rede mais potente, é possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da internet.
Estabilidade
Estabilidade das conexões, evitando a queda de sinal constante. Isso facilitará muito o uso da rede, principalmente em operações feitas em tempo real.
Velocidade
Velocidade é uma das mudanças mais esperadas e que deve aumentar muito. Com isso, será possível acessar as informações de dispositivos com mais rapidez.
energia
Com a mudança para o 5G o consumo de energia é menor do que a rede 4G. Isso beneficia não só o meio ambiente como também gera economia financeira.
5G
O futuro é agora! E ele fala 5G.
Do planejamento a construção de redes privadas 5g a roteadores que aceitam redes públicas ou privadas a 64 Byts está aqui para ajudá-lo nesse processo.
Um pilar para a indústria 4.0, internet das coisas e uma tendência inegável às fábricas modernas do século 21. Projetar plantas de produção flexíveis e inteligentes, autônomas requer um padrão de conexão moderno e eficiente como o 5G.
Você já deve ter visto coisas como robôs móveis em produção, veículos autônomos em transporte e logística, Internet das coisas, aplicativos de realidade aumentada para técnicos de serviço e manutenção e aplicativos de realidade virtual para usuários. Mas todos esses aplicativos apontam para a necessidade de levar rapidamente as redes de hoje ao limite. A confiabilidade sem precedentes da 5G Industrial, a latência extremamente baixa e a conectividade IoT abrangente podem preparar o caminho para aplicações inovadoras em ambientes industriais.
Toda nova tecnologia no mercado, principalmente uma tão recente como essa, surgem inúmeras perguntas e questionamentos tentaremos esclarecer você o melhor possível.
Quais as vantagens do 5G?
Existem cenários que você terá com essa tecnologia implantada.
Velocidade
Velocidades superiores e 10 até 20 vezes superiores a tecnologia 4G de última geração.
Mobilidade
Mobilidade para a comunicação de dispositivos.
Confiabilidade
Altíssima confiabilidade com uma baixíssima latência abaixo de 10 ms em sendo
1 milhão de dispositivos
Capacidade impressionantes de dispositivos conectados até 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado podem conectar a esse tipo de rede.
Configurado conforme a necessidade!
Um ponto importante a se mencionar é que você não irá se beneficiar de todos estes pontos ao mesmo tempo em uma rede única, os aplicativos devem estruturar a rede de acordo com a necessidade e isso é um ponto base para o projeto. Não existe ganha ganha em tecnologias e sempre um trade off se precisar de taxas altas de transferência de dados irá perder a baixa latência, se precisar de baixa latência irá sacrificar a velocidade. Repare que isso é uma característica que separa uma rede 5G pública de uma privada e isso é um ponto chave na hora de escolher entre usar uma rede pública ou privada.
Uma rede pública e configurada para ter altas velocidades sacrificando a latência, já ambientes industriais, confiabilidade e latência ultrabaixa são fatores chaves nos processos, um cenário que deve se atentar ao usar uma rede do tipo 5G que qual modelo de uso irá implantar. Lembre-se que temos tecnologia para atender aos dois cenários de uso, nosso objetivo é ajudá-lo a escolher a melhor opção para seu modelo de negócio.
Quais as diferenças entre eu usar uma rede pública ou privada ?
Entender as diferenças lhe ajudará a efetuar a melhor escolha nos projetos industriais!
Pública
As redes 5G públicas como o próprio nome já diz são aquelas disponibilizadas pelas operadoras de telefonia móvel, assim como as redes sem fio móveis que temos hoje no 4G porém com velocidades muito superiores.
O foco dessas operadoras é garantir altas velocidades e muita largura de banda sacrificando uma baixa latência e confiabilidade, atendendo o maior número de usuários possível maximizando o uso do equipamento. Afinal os usuários dessa rede necessitam assistir vídeos em 4K por exemplo.
Outro ponto crucial é que você estará concorrendo com os usuários da operadora e isso resultará em velocidade de transferência variáveis além de apagões da própria operadora dependendo da sua região.
Privadas
Este é um cenário em que a rede é operada pela própria empresa como exemplo uma indústria que disponibiliza em seu parque. Esta opção é vantajosa pois é projetada para atender às suas necessidades específicas conforme cada situação, assim como uma WLAN usada nos dias atuais.
A customização da forma que será configurada e o fator chave na hora de decidir por este modelo por exemplo podemos configurá-la para baixa latência e alta disponibilidade além de uma segurança de dados nos quais permanecem na empresa, e o proprietário pode decidir quais dados são processados e locais para que isso seja feito.
Homologações governamentais.
Espectro reservado a estas redes!
O espectro deve ser disponibilizado para o uso de redes privadas este é um situação que está sendo discutida na Anatel e logo teremos o modelo de concessão e homologação para esse tipo de tecnologia.