Velocidade

Rápido e econômico processar dados pois estão mais próximo do equipamento, em vez de usar diretamente um datacenter remoto. 

Redundância

As instalações regionais podem continuar a operar de forma independente, mesmo que aconteça uma interrupção na operação principal.

Menor custo

Reduzir os custos de rede, largura de banda, atrasos na transmissão, falhas no serviço, e maior controle sobre dados confidenciais.

TEMPO REAL

Ganho na habilidade de conduzir análises de big data e agregação localmente, possibilitando a tomada de decisões quase imediata.

Edge computing

Computação de Borda

Um passo à frente no uso dos IoT(s) internet das coisas são dispositivos reais necessários para processar a grande quantidade de dados que precisam ser processados e analisados complexamente cada vez mais próximo a eles.

Com o uso em larga escala dos Iot trouxe a necessidade clara de processar esse grande volume de dados em velocidades cada vez maiores e o edge computing é uma das respostas a este problema.

Otimizando o uso de dispositivos eletrônicos conectados a internet uma vez que iremos dispor uma fonte maior de processamento, mais próxima às fontes reduzindo latências e menor largura de banda, com um mundo cada vez mais voraz em velocidade o investimento nesse tipo de tecnologia e um coringa neste jogo.

Mas afinal o que é esse tal de edge computing?

Intimamente ligada à internet das coisas são redes de mini centrais de processamentos que processam e armazenam os dados requisitados de forma local. A resistência, robustez e confiabilidade são os pilares destes pequenos e valiosos micro servidores.

Reunindo o que foi coletado e processado as informações de vários e vários dispositivos ele classifica de forma local e posteriormente podem ser enviados a uma nuvem isso melhora a qualidade no processamento reduzindo a banda de rede usada como um todo no processo. Processado em extremos e somente parte destes são enviados a centrais daí a denominação computação de borda.

Edge Computing

Quando a necessidade dessa tecnologia surge ?

A forte corrente de transformação digital presentes nas instituições proporciona inúmeros benefícios de quem a adota aumentando o desempenho de sua estrutura produtiva, consequentemente obtendo resultados econômicos melhores.

Todos nós sabemos que existem condições e ambientes bastante hostis em sua linha que criam latências que são gargalos onde necessidade quanto menor o tempo de obtenção do dado e seu processamento em rede seja necessário. O edge computing atua de maneira inteligente otimizando o processamento dos dados recolhidos na rede de IoT eliminando a necessidade de uma conexão direta entre os IoT(s) e uma cloud central de processamento.

Atua em conjunto com uma nuvem!

Ao contrário do que pensamos esta tecnologia não vai contra o cloud computing ela só é uma maneira inteligente de atuar em conjunto com uma nuvem.Avaliar esses pontos para tomar uma decisão é necessário, afinal somos a 64 Byts e não somos uma empresa como qualquer outra, estamos aqui prontos a estender a mão em todas as etapas rumo a uma indústria 4.0.

Na implantação fatores chaves devem ser analisados entre eles podemos citar:

largura de banda da rede e conexão internet.
consumo de energia.
tamanho da infraestrutura aplicada no processo fabril.
capacidade de processamento exigida e necessidade.
tipo de serviço da sua empresa.
custo de implantação e manutenção

Que benefícios posso ter com essa tecnologia ?

Diretamente você irá obter maior velocidade de processamento e a menor latência possível facilitando o dia a dia em linhas de produção.

Esses dados podem ser armazenados e enviados ao centro posteriormente para gerar relatórios de dados de longo prazo, e esses processos foram executados na extremidade. Dessa forma, a computação de ponta e a computação em nuvem trabalham juntas para melhorar a segurança e os recursos de processamento de informações. As empresas que exigem alta segurança de dados também podem se beneficiar da computação de ponta, porque vulnerabilidades de segurança podem ocorrer quando os dados são processados ​​apenas em uma plataforma de computação em nuvem ou central.

Empresas que lidam com cenários de má conectividade dos seus dispositivos são beneficiadas diretamente desta tecnologia pois se reduz distâncias na transmissão das informações.

Diminuição dos custos para a transmissão de dados

Outra vantagem é a diminuição dos custos para a transmissão de dados visto que a infraestrutura para pontos centrais é custosa.

Um resultado desse processo é uma melhor integração e eliminação das ilhas de automação devido à capacidade de integrar dispositivos de gerações diferentes na mesma rede, a computação de borda ajuda a reduzir os custos de implementação, pois os dispositivos podem ser substituídos no prazo, em vez de completamente substituídos.

Além de tudo isso não podemos esquecer a velocidade de resposta dos dispositivos IoT que por maiores que sejam a plataforma de computação em nuvem e a central de processamento de dados, eles sempre receberão alto tráfego, o que causará atrasos e paralisações dos equipamentos, que devem aguardar o processamento dos dados enviados antes de poderem continuar a operar.

Na edge computing, os dados ainda são enviados para a nuvem. Porém, existe um dispositivo intermediário responsável pelo processamento das informações entre o dispositivo que envia as informações e a plataforma central, denominado gateway. Essa máquina está mais próxima do dispositivo que gera as informações, ou seja, da borda da rede.

Gostou do que viu até aqui?

Então está na hora de apresentarmos a nossa solução Symbionte Edge Computing Industrial (SECI) um casamento perfeito entre software e hardwares robustos projetados para o front de uma linha de produção.

Symbionte Edge Computing Industrial (SECI)

Dados mais valiosos são gerados fora dos data centers. Para oferecer suporte às suas soluções com IoT e IA, onde quer que esteja, você precisa de recursos de computação que garantam desempenho, conectividade, confiabilidade e segurança trazendo a TI ao chão de fábrica de maneira simples e flexível.

O melhor uso dos dados está se tornando cada vez mais importante para a indústria. Muitas empresas reconheceram esse fato e estão usando softwares próprios desenvolvidos localmente para analisar dados de máquinas e instalações em PCs industriais distribuídos em campo. Embora esse método forneça muitos conhecimentos valiosos, ele consome muitos recursos e requer atualizações manuais frequentes para garantir que o software, o sistema operacional e a segurança da rede estejam sempre seguros e atualizados. Com o SECI, tudo se torna mais simples, mais flexível e mais seguro, otimizando o uso de dados no local. Use software e um sistema central para gerenciamento, implantação e atualizações, e obtenha e processe dados com segurança diretamente na máquina, sem demora aliado a plataforma mais customizável flexível e robusta preparada para a nuvem disponível no mercado, o SECI.

Você desfrutará de todas as vantagens da computação em nuvem e computação de borda totalmente adaptada às suas necessidades comerciais específicas. O SECI permite que você analise todos os dados da máquina ou processe-os de forma rápida e instantânea. Os pontos de dados otimizados podem ser transferidos para a nuvem com mais rapidez, por exemplo, onde você pode obter mais poder de computação e maior capacidade de armazenamento. Entre outras coisas, isso permite uma análise precisa de dados de longo prazo. Com base em seu aplicativo, você decide se e como usar uma nuvem diferente da hospedada na sua plataforma SECI.

Quais os passos para uma implantação de uma tecnologia dessa?

Você viu até aqui a gama imensa que essa tecnologia pode ser aplicada desde câmeras que processam imagens usada para aferir a qualidade de um produto a tecnologias como detectar objetos, identificar obstáculos, fazer reconhecimentos de rostos e processar informações relativamente complexas, como a linguagem além de principalmente auxiliar os IoT(s)

O principal passo a ser dado é a mudança de cultura na empresa principalmente no TI facilitando a edge computing, para posteriormente confeccionar os suas mini estações de processamento de dados.

Lembre-se que estamos aqui para ajudar em todas as etapas desse processo, desde a segurança, forma de manutenção, entre outros requisitos de modo a descomplicar ao máximo a sua implantação.

Deixe seu contato

Nossas redes sociais.